Olá! Como vai? Esta é a primeira edição da Cinematório News em novo formato. A newsletter continua gratuita e com o resumo das notícias da semana, mas agora traz também uma prévia do conteúdo exclusivo que enviamos a nossos apoiadores e apoiadoras, integrantes do Cineclube Cinematório. Se você ainda não faz parte, chegou a hora de se juntar à nossa comunidade cinéfila. Te esperamos lá! Seu apoio é fundamental para mantermos o site e continuarmos a produzir podcasts, críticas e tudo mais. Boa leitura!
Renato Silveira e Kel Gomes - editores do Cinematório
📡 As principais notícias captadas pela nossa Parabólica
— Um disparo acidental com uma arma cenográfica no set do filme “Rust” matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza; o disparo foi efetuado pelo ator Alec Baldwin, protagonista do longa. O caso é investigado para determinar os responsáveis por carregar a arma com munição de verdade. (IndieWire)
— A Sociedade Amigos da Cinemateca é a nova instituição gestora da Cinemateca Brasileira, encerrando uma novela que começou em 2019 com o fim do contrato do gestor anterior; a SAC geriu a Cinemateca entre 2008 e 2013, por meio de um Termo de Parceria, e agora vai dispor de um orçamento de R$ 14 milhões para trabalhar em 2022. (Farofafá)
— “The Green Knight”, “The Lost Daughter”, “Passing”, “Pig” e “Test Pattern” foram indicados a Melhor Filme no Gotham Awards, dando início oficial à temporada de premiações; “Round 6” lidera as indicações entre as séries. (IndieWire)
— O Irã selecionou “A Hero”, do diretor Asghar Farhadi, como representante para tentar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022; o cineasta já venceu a estatueta duas vezes antes, por “A Separação” e “O Apartamento. (Screen Daily)
— M. Night Shyamalan será o presidente do júri do próximo Festival de Berlim; o diretor de “O Sexto Sentido”, “Corpo Fechado” e o recente “Tempo” estará a frente do grupo (ainda em formação) que escolherá o vencedor do Urso de Ouro e dos demais prêmios da competição principal. (Berlinale)
— Ao apresentar balanço financeiro, o CEO da WarnerMedia confirmou o fim dos lançamentos simultâneos de seus filmes no streaming e afirmou que "os cinemas continuam a importar" e "farão diferença nas próximas décadas". (Portal Exibidor)
— A Disney adiou as estreias de todos os filmes da Marvel previstos para 2022; alguns ainda serão lançados no ano que vem, alguns meses mais tarde, enquanto outros ficarão para 2023. “Indiana Jones 5” também foi adiado, de julho de 2022 para junho de 2023. (The Wrap)
— Marion Cotillard vai contracenar com Kate Winslet em um filme sobre a fotógrafa Elizabeth "Lee" Miller, dirigido por Ellen Kuras; Jude Law e Andrea Riseborough também se juntaram ao elenco. (C7nema)
— Hayden Christensen está de volta ao universo “Star Wars” para interpretar Anakin Skywalker/Darth Vader na série da (ex-)Jedi Ahsoka, vivida por Rosario Dawson. (THR)
— Ryan Gosling será o Ken da Barbie de Margot Robbie em filme live-action baseado na famosa linha de bonecas; o roteiro é assinado por Greta Gerwig e Noah Baumbach e Greta dirige. (C7nema)
— Meryl Streep e Kit Harington vão protatonizar a série “Extrapolations”, produzida pela Apple TV+; o roteiro escrito por Scott Z. Burns (“Contágio”) fala sobre os efeitos das mudanças climáticas em nossas vidas e o elenco conta também com Matthew Rhys, Sienna Miller,Tahar Rahim e David Schwimmer. (THR)
— Mel Brooks está escrevendo uma continuação para sua comédia “A História do Mundo: Parte I”, lançada 40 anos atrás, em 1981; o projeto é desenvolvido como uma série para a plataforma Hulu e terá oito episódios, com filmagens previstas para 2022. (Variety)
— Novos trailers lançados nesta semana: “A Filha Perdida”, de Maggie Gyllenhaal; “The Tender Bar”, de George Clooney; “Ambulance”, de Michael Bay; “Alerta Vermelho”, com Gal Gadot, Dwayne Johnson e Ryan Gosling; “Uncharted - Fora do Mapa”, com Tom Holland e Mark Wahlberg; “Belfast”, de Kenneth Branagh; “Being the Ricardos”, com Nicole Kidman e Javier Bardem.
🎬 Cinematório Recomenda: dicas para ver, ler e ouvir
— Agora que “Duna”, de Denis Villeneuve, é do mundo, que tal relembrar a versão de David Lynch e comparar as diferenças? O vídeo é do canal CineFix. E entre tantos elementos que chamam a atenção no novo longa, um dos mais interessantes é o figurino. Na Wired, a equipe responsável comenta os detalhes dos trajes de sobrevivência usados pelos personagens no deserto. Também vale a pena dar uma olhada neste vídeo do canal The Discarded Image sobre a trajetória do diretor Denis Villeneuve e a evolução do seu estilo desde os primeiros filmes.
— No clima “Bond, James Bond”, Carlos Quintão conversa com o roteirista Sylvio Gonçalves sobre os livros, filmes e temas do universo de 007, no podcast Cabine Cine Rádio. Eles também discutem o novo filme, “Sem Tempo Para Morrer”. Já o Papo de Trilha tem um especial de três partes que revisita e analisa as trilhas sonoras do agente secreto.
— O IndieWire reuniu vários diretores e diretoras comentando sobre um filme de terror que adoram. Publicaram a primeira lista em 2019 e agora, em 2021, o especial foi atualizado, somando 45 nomes. O resultado traz filmes diversos, muitos já bastante conhecidos, outros nem tanto. A escolha de Martin Scorsese também pode ser lida em uma lista específica de filmes de terror que o diretor compartilhou há alguns anos.
— A editora mineira Relicário iniciou reedição da obra da autora e cineasta francesa Marguerite Duras, sendo o livro de ensaios "Escrever" o primeiro título. Depois virá o roteiro de "Hiroshima Meu Amor", clássico da Nouvelle Vague, dirigido por Alain Resnais, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro no ano de 1961. Para os próximos anos, outros títulos serão lançados. Duras tem uma obra extensa e impressionante, com 48 livros, 14 peças de teatro, 21 filmes e inúmeras crônicas para o jornal Liberatión.
Gostou das recomendações? Receba muito mais dicas de vídeos, podcasts e leituras toda semana no seu e-mail!
Junte-se ao Cineclube Cinematório para apoiar nosso trabalho e assinar a newsletter exclusiva. Clique aqui.
▶ Seleção Oficial: dicas de filmes para ver no streaming
— NINGUÉM SAI VIVO
No One Gets Out Alive | Reino Unido | 2021 | 1h 25min
O primeiro longa do diretor canadense Santiago Menghini mistura horror com o drama da imigração ilegal, valendo-se de alguns clichês, mas de maneira bem encaixada. O roteiro é baseado no livro homônimo de Adam Nevill. Na história, a protagonista Ambar (Cristina Rodlo) é uma jovem mexicana em uma busca conturbada pelo sonho americano. Ao chegar ilegalmente nos Estados Unidos, seus piores pesadelos se tornam realidade quando ela, sem outra alternativa, aluga um quarto em uma pensão sombria. Onde ver: Netflix.
— DAVID LYNCH: UM GÊNIO SURREALISTA
EUA | 1966-2004
A MUBI apresenta neste mês o especial “David Lynch: Um Gênio Surrealista”, com 13 curtas-metragens do cineasta vanguardista realizados entre 1966 e 2004. Tem de tudo um pouco: animações, experimentos, comédias, documentários. E se você conhece o mínimo de Lynch sabe que ele sempre nos oferece um olhar inusitado e imagens nada mundanas. Seus filmes podem ser descritos como “pesadelos sedutores que oscilam entre a beleza e o caos”, formando uma filmografia ímpar no cinema moderno. Os curtas reunidos no especial incluem o primeiro filme de Lynch, "Six Men Getting Sick" (1966), o horror "A Avó" (1970), a sitcom "Dumbland" (2002), o experimento com ASMR "Industrial Soundscape" (2002) e o segmento do longa "Lumière and Company" (1995), em que Lynch aceita o desafio de fazer um filme utilizando o cinematógrafo original, criado pelos irmãos Lumière cem anos antes. Onde ver: MUBI.
— DE PUNHOS CERRADOS
I pugni in tasca | Itália | 1965 | 1h45min
Clássico do cinema italiano sobre um jovem que toma medidas drásticas para se livrar de sua família disfuncional. O renomado diretor e roteirista Marco Bellocchio (“Bom Dia, Noite”) recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Locarno e o filme foi eleito um dos melhores do ano pela revista Cahiers du Cinéma. Na história, Alessandro (Lou Castel) é um jovem epilético e paranóico que mora em uma propriedade rural com outros dois irmãos, uma irmã e a mãe cega. Além dele, seus irmãos Leone (Pier Luigi Troglio) e Giulia (Paola Pitagora) também têm epilepsia, sendo Augusto (Marino Masé) o único sem nenhuma disfunção. Querendo ajudar Augusto a ficar livre da família cheia de necessidades e fugir com sua namorada, Alessandro decide ajudá-lo e começa uma série de incidentes e assassinatos. Onde ver: Sesc Digital (gratuito).
Gostou das recomendações? Receba muito mais dicas de streaming toda semana no seu e-mail!
Junte-se ao Cineclube Cinematório para apoiar nosso trabalho e assinar a newsletter exclusiva. Clique aqui.
📽 Saiu no Cinematório
— Escolha da Audiência: “Possessão”, de Andrzej Zulawski: neste podcast, analisamos o horror cult "Possessão" (1981), dirigido por Andrzej Zulawski e estrelado por Isabelle Adjani e Sam Neill.
— John Williams e suas trilhas sonoras são tema de mostra no CCBB: A mostra Sonora: John Williams leva ao CCBB alguns dos principais trabalhos do compositor, como “Tubarão” e “Superman: O Filme”.
— Mostra celebra 80 anos de Betty Faria com filmes online: A mostra em homenagem a Betty Faria acontece de forma híbrida, com sessões presenciais e filmes online. Um deles é "Perfume de Gardênia", de 1992.
Ficamos por aqui!
Diga o que você está achando da nossa newsletter! Sua opinião é muito importante e bem-vinda para que possamos sempre melhorar o nosso trabalho. Escreva para contato@cinematorio.com.br
Até mais!