Olá! Como vai? Dia das Bruxas chegando e o que vemos é que as melhores opções de filmes de terror estão no streaming, já que os cinemas ainda estão retomando o fôlego do longo período em que ficaram fechados na pandemia. Pensando nisso, preparamos uma edição especial da newsletter Seleção Oficial só com dicas de filmes de horror para ver em variadas plataformas. Como você sabe, a Seleção Oficial é exclusiva para integrantes do Cineclube Cinematório. Então, se você ainda não faz parte, chegou a hora de se juntar à nossa comunidade cinéfila e receber esse conteúdo especial. Abaixo tem uma prévia para você conhecer. Te esperamos lá! Seu apoio é fundamental para mantermos o site e os podcasts no ar.
Boa leitura!
Renato Silveira e Kel Gomes - editores do Cinematório
📡 As principais notícias captadas pela nossa Parabólica
— O festival Mix Brasil vai exibir “Benedetta”, filme de Paul Verhoeven sobre uma freira lésbica; o evento vai acontecer de forma híbrida a partir de 10 de novembro, mas “Benedetta” será exibido apenas em sessão presencial, estreando comercialmente só em 13 de janeiro de 2022. (Folha)
— Começou o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, maior janela cinematográfica de cinema negro da América Latina. Acompanhe a programação online e gratuitamente pela plataforma Innsaei.
— "A Felicidade das Coisas", "Bob Cuspe", "Colmeia", "Murina", "Pegando a Estrada" e "Você Parece Comigo" estão entre os 13 filmes mais votados pelo público da 45ª Mostra de SP e que concorrem ao Troféu Bandeira Paulista. Vários podem ser vistos online até 4 de novembro. Confira a lista completa de filmes disponíveis no Mostra Play e nossas recomendações.
— A Itália escolheu “The Hand of God”, de Paolo Sorrentino, como seu representante no Oscar 2022; o filme era o favorito, mas enfrentava forte concorrência de “A Chiara”, de Jonas Carpignano, e “Three Floors”, de Nanni Moretti. (Screen Daily)
— “Viúva Negra” e “Cobra Kai” lideram as indicações ao People’s Choice Awards 2021; filmes como “Velozes e Furiosos 9”, “Duna” e “007 - Sem Tempo Para Morrer” também concorrem a Filme do Ano e outras categorias. (THR)
— Demorou, mas a Warner e a Legendary confirmaram “Duna: Parte 2” com lançamento em outubro de 2023; enquanto isso, diretor Denis Villeneuve voltou a afirmar que idealizou o projeto como uma trilogia e negou que haverá uma versão do diretor do primeiro filme. (The Playlist)
— O diretor Jeff Nichols não vai mais fazer o spin-off de “Um Lugar Silencioso”; o cineasta teria saído do projeto para se dedicar a uma ficção científica desenvolvida por ele para a Paramount, mesmo estúdio da franquia de horror. (Deadline)
— Ana de Armas deverá ser a protagonista de “Ballerina”, spin-off de “John Wick”; a direção será de Len Wiseman (“Anjos da Noite”), com roteiro de Shay Hatten (que escreveu “John Wick 3”) e prováveis participações especiais de Keanu Reeves e Anjelica Huston. (Deadline)
— Kristen Stewart começou a formar o elenco de seu primeiro longa como diretora; “A Cronologia da Água” será uma adaptação do livro de memórias da escritora estadunidense Lidia Yuknavitch e o roteiro foi adaptado pela própria Kristen. (Variety)
— Phoebe Waller-Bridge e Fiona Shaw se juntaram ao elenco do próximo filme dirigido por John Krasinski; o projeto ainda não tem título e sabe-se apenas que é um filme de fantasia, também estrelado por Krasinski e Ryan Reynolds, com produção da Paramount. (THR)
— Daisy Ridley vai estrelar o thriller futurista "Mind Fall"; Mathieu Kassovitz (“O Ódio”) está ligado à direção e o roteiro é de Graham Moore (“O Jogo da Imitação”). (Deadline)
— Jude Law se juntou a Michelle Williams em "Firebrand", novo filme do diretor brasileiro Karim Aïnouz; o terror psicológico é ambientado na Inglaterra da dinastia Tudor e reconstitui a história da rainha Catherine Parr, sexta e última esposa de Henrique VIII, e a única a evitar o banimento ou a morte. (O Globo)
— Uma série documental sobre os Blue Brothers está em produção; o projeto conta com a participação de Dan Aykroyd e da viúva e do filho de John Belushi, mas ainda está em busca de um distribuidor. (THR)
— Muito lembrado pelos fãs de “Friends” por ter vivido Gunther, o barista do Central Perk, o ator James Michael Tyler morreu, aos 59 anos; ele enfrentava um câncer na próstata e fazia o tratamento em casa. (THR)
— E as filmagens de “Rust” estão suspensas por tempo indeterminado; a decisão foi tomada para ajudar as investigações e em respeito aos colegas, familiares e amigos da diretora de fotografia Halyna Hutchins, morta após um disparo acidental com uma arma de fogo no set. (AV Club)
— Novos trailers: “Lightyear”, animação da Pixar sobre o astronauta no qual Buzz Lightyear é baseado; “Casa Gucci”, de Ridley Scott; “Benedetta”, de Paul Verhoeven; “France”, de Bruno Dumont, com Léa Seydoux; “Cowboy Bebop”, live-action da Netflix baseado na clássica animação japonesa.
📽 Saiu no Cinematório
— Em Foco: “Os Inocentes” (1961), de Jack Clayton: Analisamos neste podcast o filme "Os Inocentes", dirigido por Jack Clayton e protagonizado por Deborah Kerr. Conheça também os bastidores deste clássico do horror.
— Nicho Novembro 2021 questiona para qual normal voltaremos: Promovido pelo Instituto NICHO 54, o Nicho Novembro 2021 convida o público a refletir sobre momento atual da sociedade a partir de filmes, oficinas e painéis.
— Mostra “Eu digo ‘não’ ao não” exibe filmes brasileiros desobedientes: A mostra online busca estabelecer elo com passado mal resolvido da ditadura e adentrar em proposições do cinema brasileiro contemporâneo.
🎬 Cinematório Recomenda: dicas para ver, ler e ouvir
— A atriz Jamie Lee Curtis se vestiu como Marion Crane para o tapete vermelho de “Halloween Kills”. Ao comentar o figurino, ela frisou: “Na verdade, estou vestida de Scarlett Johansson como Janet Leigh no filme ‘Hitchcock’. Nós nunca saberemos de que cor era o vestido de Leigh no filme, porque é um filme preto e branco.” O restante do elenco também foi fantasiado para a estreia. As fotos são da W Magazine.
— Por falar em Halloween, na Interview Magazine, John Carpenter é entrevistado por David Gordon Green, diretor da nova trilogia “Halloween” (e que também está em andamento com a produção de uma nova trilogia de "O Exorcista"). Eles conversam sobre o processo criativo de fazer música para cinema de horror. Além das composições dos filmes originais, Carpenter também assina a trilha sonora da trilogia dirigida por Green, ao lado de seu filho Cody e do afilhado Dave Davies. O trabalho em família já havia acontecido antes, quando os três colaboraram nos álbuns instrumentais "Lost Themes" e "Lost Themes II". Link traduzido.
— O Meteoro Brasil mostra como três episódios da série clássica “The Twilight Zone” se relacionam diretamente com os dias atuais e um certo “culto à ignorância”...
— Na onda dos podcasts narrativos de ficção, Daisy Ridley, a Rey de “Star Wars”, protagoniza o suspense “Zoetrope”. Ela interpreta uma mulher que se vê no centro de uma investigação policial quando seu chefe é encontrado morto. O criador da história é Jed Mercurio (da série “Line of Duty”) e o roteiro foi escrito por Chris Brandon (da série “Bloodlands”). São três episódios e eles já estão disponíveis na plataforma Audible.
— Sempre que o assunto é comédia romântica, não tem como fugir da problematização em torno do que o gênero repercute sobre padrões, estereótipos e ilusões sobre o amor e relacionamentos. Nesta matéria da Revista Gama, este assunto é discutido com profissionais do cinema, da psicanálise e da comunicação.
Gostou das recomendações? Receba muito mais dicas de vídeos, podcasts e leituras toda semana no seu e-mail!
Junte-se ao Cineclube Cinematório para apoiar nosso trabalho e assinar a newsletter exclusiva. Clique aqui.
▶ Seleção Oficial: dicas de filmes para ver no streaming
— SAINT MAUD
Saint Maud | Reino Unido | 2019 | 84 min
Após realizar uma série de curtas-metragens aclamados e vídeos musicais, a diretora e roteirista Rose Glass faz sua estreia em longa-metragem com este filme de horror sofisticado, que mistura thriller psicológico, sobrenatural e drama. Na narrativa, Maud (Morfydd Clark) é uma enfermeira religiosa e muito reservada, com uma vida solitária e simples, mas que tem um passado obscuro. Ela é contratada para cuidar de Amanda (Jennifer Ehle), uma ex-bailarina de dança contemporânea que vive isolada em casa por causa de um câncer terminal, mas gosta de receber amigos, com bebidas e flertes. Maud passa a querer não apenas cuidar da saúde de sua paciente, mas também salvar a sua alma da perdição. O filme prende a atenção com sua personagem complexa, envolta em mistério, obsessão e fé perturbadora (ou maligna) à la Travis Bickle, de “Taxi Driver”. Onde ver: Google Play, Apple iTunes, Vivo, NOW, Looke.
— ESTÔMAGO
Brasil, Itália | 2008 | 113 min
Primeiro longa de ficção do diretor Marcos Jorge, "Estômago" acompanha Raimundo Nonato (João Miguel), que decide deixar o Nordeste para tentar a vida em São Paulo. Trabalhando como faxineiro em um bar, ele acaba descobrindo, por acaso, um talento especial para a culinária. Sua jornada muda a partir de então, cheia de surpresas, altos e baixos. O filme tem um humor peculiar e abordagem original, com uma história contada em duas linhas temporais que vão se conectando. Ganhador de cinco prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre eles os de Melhor Filme do júri e do público, além de ser premiado no Festival do Rio. Onde ver: Netflix, Telecine, Globoplay.
— CRONOS
México | 1993 | 94 min
O longa de estreia de Guillermo del Toro (“A Forma da Água”) já apresenta muitos dos aspectos que formam seu estilo e o tornaram um dos diretores mais respeitados e requisitados de Hollywood. O filme tem no centro da trama um dispositivo projetado para fornecer vida eterna ao seu dono. Depois de 400 anos adormecido, o mecanismo é reativado e provoca um rastro de destruição. Uma história de vampiro que escapa dos clichês. Premiado em Cannes, Havana, Sitges, Fantasporto, entre outros festivais. No elenco, dois atores que voltariam a trabalhar com del Toro com recorrência: Federico Luppi (“A Espinha do Diabo”, “O Labirinto do Fauno”) e Ron Perlman (“Hellboy”, “Blade II”, “Círculo de Fogo”). Onde ver: Amazon Prime Video.
Gostou das recomendações? Receba muito mais dicas de streaming toda semana no seu e-mail!
Junte-se ao Cineclube Cinematório para apoiar nosso trabalho e assinar a newsletter exclusiva. Clique aqui.
Ficamos por aqui!
Diga o que você está achando da nossa newsletter! Sua opinião é muito importante e bem-vinda para que possamos sempre melhorar o nosso trabalho. Escreva para contato@cinematorio.com.br
Até mais!