Olá! Como vai? Por aqui vamos bem, ainda comemorando os 5 anos do nosso podcast Cinematório Café. Nossa festa online no último fim de semana foi muito divertida e animamos de organizar uma segunda edição. Assim que estiver tudo confirmado, nós divulgaremos mais detalhes. Nossa semana também foi marcada por “Duna”, que finalmente vimos - no cinema! Em breve contamos nossas impressões sobre o filme no podcast. Por hora, fique com as notícias da semana e um pouco do conteúdo exclusivo que preparamos para quem faz parte do Cineclube Cinematório.
Boa leitura!
Renato Silveira e Kel Gomes - editores do Cinematório
📡 As principais notícias captadas pela nossa Parabólica
— Um dos próximos papéis de Leonardo DiCaprio será o de líder de um culto religioso: o ator está em estágios finais de negociação para interpretar Jim Jones, o homem responsável por levar mais de 900 seguidores de sua seita a se matarem em 1978, na Guiana; DiCaprio também será o produtor do filme, que ainda não tem diretor. (Variety)
— Regina Hall e Robert De Niro vão contracenar em “Fuga à Meia-Noite 2”, continuação da clássica comédia policial de 1988; De Niro também vai produzir o filme e o roteiro está sendo escrito por Aeysha Carr, da série “Brooklyn Nine-Nine”. (THR)
— A atriz Letitia Wright se machucou durante as filmagens de “Pantera Negra 2”: ela se feriu no final de agosto e a equipe esperava que ela já estivesse recuperada agora; porém, a intérprete de Shuri ainda não foi liberada pelos médicos e a produção terá que ficar parada pelo menos até o início de 2022. Como o lançamento já havia sido adiado pela Disney para novembro do ano que vem, essa previsão não deve mudar por hora. (THR)
— Problemas na produção de “Doutor Estranho 2”: a continuação terá que passar por extensas filmagens adicionais, o que geralmente indica insatisfação dos produtores com o primeiro corte apresentado pelo diretor; apesar disso, Sam Raimi continua no cargo e a estreia segue marcada para 6 de maio de 2022. (THR)
— Problemas também em “Star Wars”: o início das filmagens do longa “Rogue Squadron” teve que ser cancelado devido a conflitos de datas na agenda da diretora Patty Jenkins; por enquanto, o filme está sem previsão para ser rodado e o lançamento previsto para 22 de dezembro de 2023 fatalmente será adiado. (Variety)
— Ben Stiller vai dirigir e contracenar com Cate Blanchett em “The Champions”, adaptação para o cinema de uma pouco lembrada série de TV dos anos 1960; a trama original acompanha agentes da ONU que sofrem um acidente aéreo no Himalaia e ganham superpoderes após serem resgatados por uma civilização secreta que vive no Tibet. (IndieWire)
— O próximo filme dirigido por Steve McQueen será “Blitz”; nenhum detalhe sobre o enredo foi divulgado, mas sabe-se que é uma ideia original do cineasta e que o projeto será produzido pela New Regency, com quem McQueen trabalhou em “12 Anos de Escravidão” e “As Viúvas”. (Deadline)
— Vencedor da Palma de Ouro por “Assunto de Família”, Hirokazu Kore-eda é o mais novo contratado da Netflix; o diretor japonês assinou contrato para desenvolver “múltiplos projetos” para a plataforma, incluindo uma superprodução que ele mesmo irá dirigir e uma série da qual será o showrunner. (Variety)
— Uma refilmagem de “Matador de Aluguel” está a caminho, com Jake Gyllenhaal no papel que foi de Patrick Swayze e Doug Liman (“A Identidade Bourne”) na direção; o longa original de 1989 se tornou um clássico cult e a MGM quer aproveitar a onda nostálgica enquanto pode. (Variety)
— Vem aí uma nova paródia de David Zucker, co-criador de “Corra que a Polícia Vem Aí” e “Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu”: ele agora vai satirizar filmes noir e de detetive em “The Star of Malta”; Zucker vai dirigir e co-assinar o roteiro com Pat Proft, criador de “Loucademia de Polícia”. (THR)
— O ator Dean Stockwell morreu aos 85 anos; com mais de sete décadas de carreira, ele atuou em filmes de Wim Wenders e David Lynch, sendo muito lembrado por seu personagem enigmático em “Veludo Azul”; Stockwell foi indicado ao Oscar por “De Caso com a Máfia” e ao Emmy por “Contra Tempos”. (BBC)
— Também morreu Coronji Calhoun, ator que interpretou Tyrell, filho da personagem de Halle Berry no filme "A Última Ceia"; ele tinha 30 anos e teve complicações de problemas cardíacos e pulmonares. (Variety)
— Novos trailers: “C’mon C’mon”, com Joaquim Phoenix e direção de Mike Mills; “Being the Ricardos”, com Nicole Kidman e Javier Bardem, dirigido por Aaron Sorkin; “Drive My Car”, de Ryusuke Hamaguchi, representante do Japão no Oscar 2022; “The Power of the Dog”, de Jane Campion; “Swan Song”, sci-fi com Mahershala Ali e Glenn Close; “Moonfall”, mais novo filme-desastre de Roland Emmerich.
📽 Saiu no Cinematório
— Cinematório Café: Filmes que são uma festa: Nesta edição, o podcast Cinematório Café comemora 5 anos no ar relembrando filmes que se passam em festas e filmes que possuem cenas de festa memoráveis.
— Em formato híbrido, 29º Festival Mix Brasil traz 117 filmes de 28 países: mais importante evento de cultura dedicado à diversidade da América Latina, e um dos maiores do mundo, acontece de 10 a 21/11.
— 16º Festival de Cinema Italiano exibe 32 filmes online: a programação conta com filmes contemporâneos inéditos e retrospectiva de clássicos com trilhas sonoras memoráveis.
— Pela 1ª vez online, IV Mostra Sesc de Cinema acontece em novembro: a representação feminina é o grande destaque entre os 8 longas e 23 curtas da programação online e gratuita.
— Festival Arquivo em Cartaz ganha sétima edição, debatendo cinema e arquitetura: com programação online e gratuita, evento explora as possibilidades de interação entre essas duas expressões culturais.
— 23º FestCurtasBH exibe uma centena de filmes em mostra híbrida: além de competições de curtas nacionais e internacionais, o festival exibe uma mostra especial dedicada ao pensamento de Dénètem Touam Bona.
🎬 Cinematório Recomenda: dicas para ver, ler e ouvir
— Depois de circular por mais de 60 festivais mundo afora e sair premiado em 20 deles, o curta-metragem brasileiro “Napo” agora pode ser visto online. O filme foi disponibilizado no canal da produtora Miralumo no YouTube. Dirigido por Gustavo Ribeiro, o curta é uma animação para adultos e crianças. A trama gira em torno de Napo, um senhor de idade que, por conta do agravamento do Alzheimer, vai morar com a filha Lenita e com o neto João.
— Guy Pearce protagoniza o novo videoclipe do Radiohead, “Follow Me Around”. Sempre atenta aos fatos contemporâneos, a banda critica a exposição da privacidade nas redes sociais e a vigilância online que nos cerca por meio de uma câmera que ganha vida própria: deixa de ser um equipamento de monitoramento de um prédio e se torna um drone que persegue o personagem de Pearce o tempo inteiro. O uso da tecnologia digital (com planos-sequências impossíveis e estética de VHS) contrasta com o som acústico da faixa -- por si só destoante da sonoridade eletrônica da banda no álbum “KID A MNESIA” (junção comemorativa dos discos "Kid A" e "Amnesiac"), cujo lançamento ocorre neste 5 de novembro. A direção do vídeo é do duo Us, formado por Christopher Barrett e Luke Taylor.
— O podcast You Must Remember This estreou nova temporada e com um tema dos mais interessantes: os bastidores da amizade entre Sammy Davis Jr. e Dean Martin. A proposta é revisitar as vidas e as carreiras desses ícones do "cool" para examinar suas origens e as formas como lidaram com questões que envolvem estereótipos étnicos e raciais, fama, riqueza e masculinidade. Tudo com o rico design sonoro que é marca registrada do podcast criado e narrado por Karina Longworth.
— Na Interview, Denis Villeneuve é entrevistado por Guillermo del Toro. Melhor dizendo, os dois amigos têm uma conversa sobre processos criativos e de direção cinematográfica, efeitos visuais, e decisões sobre “Duna”. Atenção aos spoilers, hein! Link traduzido.
— Por falar em “Duna”, nesta matéria com Hans Zimmer, compositor que assina a trilha sonora, há detalhes sobre as invenções musicais para o longa, incluindo instrumentos inteiramente novos, além de sonoridades e barulhos pra lá de especiais. "Faz quase 50 anos que penso sobre ‘Duna’, desde que li o primeiro romance da série de Herbert, quando adolescente. E, por isso, esse foi um trabalho que encarei com a maior seriedade", conta Zimmer.
Gostou das recomendações? Receba muito mais dicas de vídeos, podcasts e leituras toda semana no seu e-mail!
Junte-se ao Cineclube Cinematório para apoiar nosso trabalho e assinar a newsletter exclusiva. Clique aqui.
▶ Seleção Oficial: dicas de filmes para ver no streaming
— CHICO VENTANA TAMBÉM QUERIA TER UM SUBMARINO
Chico ventana también quisiera tener un submarino | Uruguai | 2020 | 84 min
Este filme uruguaio, que conta com coprodução brasileira e argentina, destaca-se por trazer um enredo fantástico: começa com a aparição de uma cabana misteriosa nos arredores de um povoado camponês nas Filipinas; em seguida, um funcionário de um cruzeiro marítimo com destino à Patagônia descobre uma porta que o leva para dentro do apartamento de uma mulher que vive em Montevidéu. O filme nunca deixa claro onde essas realidades paralelas estão localizadas no espaço-tempo. É um mistério e ponto. O interesse do diretor estreante Alex Piperno está mais na criação de uma narrativa atmosférica e sensorial, que flui em um ritmo muito próprio, ecoando o estilo de cineastas como Pedro Costa e Apichatpong Weerasethakul. Foi selecionado para os festivais de Berlim e Mar del Plata e também para a Mostra de São Paulo. Onde ver: Netflix.
— NICOTINA
México, Argentina, Espanha | 2003 | 93 min
Diego Luna (novinho) faz o papel de Lolo, um hacker voyeur obcecado pela vizinha Andrea (Marta Belaustegui), com quem ele acaba se envolvendo em uma transação da máfia russa. A narrativa é montada como se passasse no tempo entre as 21h17 e 23h50 de uma mesma noite na Cidade do México. Humor ácido, cenas de ação e reviravoltas dão o tom do filme, dirigido pelo argentino Hugo Rodriguez. Este é seu segundo longa. Seu estilo lembra Guy Ritchie em início de carreira. O roteiro de Martín Salinas é bem estruturado, tendo o cigarro e seus males como tema recorrente. Não é uma discussão sobre “fumar mata”, mas o cigarro desempenha papéis fundamentais no desenrolar e na amarração da trama, o que não deixa de ser um recurso narrativo interessante. Onde ver: Amazon Prime Video.
— CRÔNICA DE UM VERÃO
Chronique d'un été | França | 1961| 90 min
No verão parisiense de 1960, o sociólogo Edgar Morin – que completou 100 anos no último dia 8 de julho – e o cineasta e etnólogo Jean Rouch saíram às ruas perguntando a transeuntes, estudantes e trabalhadores a respeito de suas motivações, emoções e opiniões sobre política e racismo. O resultado é um estudo revelador e reflexivo do comportamento das pessoas na frente das câmeras, que se tornou um clássico do Cinema Verdade – termo, aliás, criado por Rouch. Imperdível para quem se interessa pela linguagem do documentário (Eduardo Coutinho que o diga), o filme foi premiado no Festival de Cannes e também foi destaque na Mostra Internacional de São Paulo, em 1989, entre outros festivais em todo o mundo. Onde ver: MUBI.
Gostou das recomendações? Receba muito mais dicas de streaming toda semana no seu e-mail!
Junte-se ao Cineclube Cinematório para apoiar nosso trabalho e assinar a newsletter exclusiva. Clique aqui.
Ficamos por aqui!
Diga o que você está achando da nossa newsletter! Sua opinião é muito importante e bem-vinda para que possamos sempre melhorar o nosso trabalho. Escreva para contato@cinematorio.com.br
Até mais!