Conversamos com Antônio Leão, colecionador, cineclubista, pesquisador e biógrafo, autor de dicionários essenciais do cinema brasileiro. Ele foi um dos três homenageados da 12ª CineOP -- Mostra de Cinema de Ouro Preto. Um reconhecimento por seu trabalho na preservação da informação sobre os filmes realizados no país.
Na entrevista, Antônio conta como ajudou a resgatar o primeiro longa-metragem dirigido por Carlos Reichenbach e a restaurar “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha. Ele também fala sobre como funciona a associação de colecionadores e a busca por filmes brasileiros perdidos, além de compartilhar sua visão sobre as dificuldades que o setor audiovisual enfrenta no resguardo da sua própria história.
Este programa integra a nossa cobertura da 12ª CineOP. Confira aqui tudo o que produzimos sobre a mostra.
O cinematório café é um podcast semanal produzido e apresentado por Renato Silveira e Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.
Compartilhe esta publicação