cinematório
cinematório
cinematório café: As memórias cinematográficas de ”Licorice Pizza” e ”Belfast”
0:00
Hora atual: 0:00 / Tempo total: -1:39:16
-1:39:16

cinematório café: As memórias cinematográficas de ”Licorice Pizza” e ”Belfast”

Analisamos "Licorice Pizza", de Paul Thomas Anderson, e "Belfast", de Kenneth Branagh, e como suas histórias são ligadas às memórias de seus diretores.

- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio

- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa os filmes "Licorice Pizza" (2021), de Paul Thomas Anderson, e "Belfast" (2021), de Kenneth Branagh. Ambos foram indicados ao Oscar 2022 e narram histórias fortemente ligadas às memórias da juventude de seus diretores.

“Licorice Pizza” foi indicado a três estatuetas no Oscar: Melhor Filme, Direção e Roteiro Original. O longa acompanha o florescer de um romance entre dois jovens, na Califórnia dos anos 70: Gary, um rapaz que vive de empreendimentos aleatórios enquanto tenta realizar o sonho de ser ator, e Alana, uma moça dez anos mais velha que ainda tenta encontrar seu caminho na vida adulta. Eles são interpretados pelos estreantes Cooper Hoffman (filho do saudoso ator Philip Seymour Hoffman) e Alana Haim (cantora e compositora do trio Haim). O elenco ainda traz Bradley Cooper, Sean Penn, Tom Waits e Maya Rudolph.

Já "Belfast" concorre a sete estatuetas: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Ator Coadjuvante (Ciarán Hinds), Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Som e Canção Original ("Down to Joy", de Van Morrison). O drama se passa na capital irlandesa, em 1969, quando o conflito entre católicos e protestantes obriga o pai de uma família a tomar decisões que irão impactar a infância de Buddy (o estreante Jude Hill). A convulsão social e as mudanças culturais da época são testemunhadas pelo olhar do garoto. O elenco também conta com Jamie Dornan e Caitriona Balfe.

Sentam-se à mesa conosco neste podcast:  Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Renné França, professor e crítico de cinema, diretor do filme “Terra e Luz”.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Discussão sobre este podcast

cinematório
cinematório
Críticas, podcasts, vídeos, entrevistas, notícias e artigos sobre filmes, mostras, festivais e premiações. Editores: Renato Silveira e Kel Gomes.