Analisamos o novo filme de David Cronenberg e o comentário social feito pelo mestre do horror corporal.
- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio
- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema
Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme "Crimes do Futuro" (Crimes of the Future, 2022), de David Cronenberg. O mestre do horror corporal retoma temas e imagens que marcam sua filmografia para fazer um comentário social sobre como o ser humano contemporâneo tem se relacionado com o seu corpo.
Estrelado por Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Kristen Stewart, Scott Speedman e Don McKellar, "Crimes do Futuro" concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2022. O filme é situado em um futuro distópico e decadente em que as pessoas desenvolveram órgãos sintéticos e substituíram a dor pelo prazer. Neste contexto, um artista performático cujo corpo consegue gerar novos e estranhos órgãos recebe uma proposta inusitada de um homem que tenta lhe vender o cadáver de seu próprio filho.
O debate deste episódio gira em torno de diversos temas que Cronenberg trabalha no longa, cuja inspiração vem de um de seus primeiros filmes, também chamado "Crimes do Futuro" e lançado em 1970, mas que é bastante diferente deste novo trabalho. Ele questiona, por exemplo, qual é o lugar da dor e do prazer na nossa sociedade, e o que estamos fazendo com nossos corpos diante do avanço da tecnologia, dos procedimentos estéticos e da poluição.
Quem se senta à mesa conosco para discutir "Crimes do Futuro" é Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Compartilhe esta publicação