Analisamos o único filme dirigido por uma mulher indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2023.
- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio
- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema
Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme "Entre Mulheres" (Women Talking), escrito e dirigido por Sarah Polley, a partir do livro de Miriam Toews. O longa foi indicado a duas estatuetas no Oscar 2023: Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.
Único longa dirigido por uma mulher indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2023, "Entre Mulheres" é baseado em um caso verídico que aconteceu na Bolívia. Em uma comunidade religiosa menonita, mulheres foram atacadas e estupradas pelos homens do povoado enquanto estavam dopadas e inconscientes. Ao descobrirem como aconteciam as agressões, elas decidem se reunir para tomar uma decisão: partir daquele lugar ou ficar e lutar. O elenco conta com Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley, Judith Ivey, Frances McDormand, Kate Hallett e Ben Whishaw.
No podcast, gravado no Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, nós discutimos o quanto "Entre Mulheres" é um filme que espelha a nossa sociedade e convoca o público para refletir e tomar atitudes contra as violências sofridas por mulheres. Nós também analisamos os aspectos técnicos que fazem do longa merecedor de maior reconhecimento na temporada de premiações.
Sentam-se à mesa conosco para discutir "Entre Mulheres": Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG; e Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Compartilhe esta publicação