Conheça os bastidores da realização do filme "Urubus" na entrevista que fizemos com o diretor Claudio Borrelli e o roteirista Cripta Djan. Eles revelam como o título do longa foi inspirado em um caso envolvendo pichadores de Belo Horizonte, e também falam sobre como o filme pode contribuir para o debate em torno do reconhecimento do pixo como arte.
- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio
- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema
"Urubus" acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores, que escala os edifícios mais altos da cidade para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo.
O filme é dirigido por Claudio Borrelli, com roteiro dele, Mercedes Gameiro e do artista plástico e pichador Cripta Djan, que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador.
Também estão no elenco os pichadores Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio. O longa tem produção executiva de Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") e distribuição da O2 Play.
Lançado nos cinemas em 1º de junho de 2023, "Urubus" venceu a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro.
Entre os prêmios internacionais conquistados pela produção estão os de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival, e Melhor Diretor no Manchester International Film Festival.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Compartilhe esta publicação