Analisamos a "pós-comédia romântica" dirigida por Michel Gondry, escrita por Charlie Kaufman e estrelada por Jim Carrey e Kate Winslet.
No episódio #26, o podcast Em Foco analisa "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004), filme dirigido por Michel Gondry, escrito por Charlie Kaufman e estrelado por Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Tom Wilkinson, Elijah Wood e Mark Ruffalo.
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o longa narra a história de Joel, um homem tímido e solitário que descobre que sua ex-namorada, Clementine, contratou um inovador e estranho serviço que apaga memórias de relacionamentos dos quais você não quer mais se lembrar. Revoltado, ele decide fazer o mesmo e também apagar as memórias que tem de Clementine. Mas Joel acaba mudando de ideia durante o procedimento quando percebe que algo errado está acontecendo.
"Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" foi escolhido como pauta deste episódio pelos membros do Cineclube Cinematório, a partir de uma seleção de filmes que teve curadoria do cineasta Paulo Henrique Fontenelle, diretor dos documentários “Loki – Arnaldo Baptista”, “Cássia” e “Dossiê Jango”. Ele participa deste podcast ao lado de Renato Silveira, Kel Gomes e Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.
Além da análise do filme em si, o programa também traz o perfil do diretor Michel Gondry e comentários sobre a série "Kidding", que reuniu Gondry e Jim Carrey quase 15 anos depois.
- Visite a página do podcast no site e confira material extra sobre o tema do episódio!
- Junte-se ao Cineclube Cinematório e receba conteúdo exclusivo de cinema!
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado para contato@cinematorio.com.br.
No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.
Compartilhe esta publicação