Analisamos o filme dirigido por Iberê Carvalho e estrelado por Paulo Miklos, premiado como Melhor Ator no Festival de Gramado.
- Junte-se ao Cineclube Cinematório e tenha acesso a conteúdo exclusivo de cinema
- Quer mandar um e-mail? Escreva para contato@cinematorio.com.br
Premiado como Melhor Ator no Festival de Gramado, Paulo Miklos interpreta no filme "O Homem Cordial" um astro do rock que é "cancelado" após defender um adolescente negro de uma falsa acusação de roubo. Sua atitude viraliza nas redes sociais após ser distorcida por um influenciador digital que propaga fake news, o que leva ainda ao desaparecimento do garoto injustamente acusado.
Em seu segundo longa-metragem, o diretor Iberê Carvalho ("O Último Cine Drive-in") aborda temas urgentes e atuais. Além dos efeitos do cancelamento e da desinformação nas vidas das pessoas, "O Homem Cordial" trata ainda da violência policial e do racismo na nossa sociedade.
Com ótima atuação de Miklos e uma filmagem que reproduz a sensação de perigo constante vivida pelo protagonista, o longa propõe trabalhar o conceito de "homem cordial", de Sérgio Buarque de Holanda, em situações contemporâneas vividas por personagens que representam um país traumatizado.
Crítica do filme por Renato Silveira e Kel Gomes, editores do Cinematório.
Conteúdo também disponível em vídeo.
O HOMEM CORDIAL (2019, Brasil)
Sinopse: Aurélio é vocalista de uma famosa banda de rock que fez muito sucesso até o final dos anos 1990. Na noite de retorno de sua banda aos palcos, viraliza na internet um vídeo que o envolve na morte de um policial militar. Ninguém sabe o que de fato aconteceu, mas o astro passa a ser alvo de grupos radicais. Aurélio, então, se vê inserido em uma tensa e violenta jornada pelas ruas de São Paulo. Durante uma única noite, encontrará figuras importantes de sua carreira e Helena, uma jovem jornalista determinada a descobrir o que realmente aconteceu.
Elenco: Paulo Miklos, Thaíde, Dandara de Morais, Felipe Kenji, Tamirys O’Hanna, Thalles Cabral, Theo Werneck, Fernanda Rocha, Bruno Torres, Murilo Grossi, Mauro Shames, André Deca
Direção: Iberê Carvalho
Roteiro: Pablo Stoll, Iberê Carvalho
Produção: Maíra Carvalho, Rodrigo Sarti Werthein, Rune Tavares, Iberê Carvalho
Fotografia: Pablo Baião
Montagem: Nina Galanternick
Música: Sascha Kratzer
Duração: 1 h 23 min
Distribuição: O2 Play
Compartilhe esta publicação